O carioca Raoni Monteiro fez uma belíssima campanha na O'Neill World Cup of Surfing, etapa Prime do WQS finalizada na quinta-feira, em Sunset Beach, Hawaii.
Em ondas de 1 metro, Raoni quebrou um jejum de 19 anos sem vitórias brasileiras em Sunset. A última havia sido em 1991, com Fábio Gouveia. Para colocar a mão na taça e carimbar seu retorno ao World Tour - segundo o tour manager Al Hunt -, Raoni deu um verdadeiro show.
Na final, ele somou notas 6.50 e 7.87 para derrotar o havaiano Granger Larsen (3o) e os australianos Julian Wilson (2o) e Josh Kerr, quarto colocado.
Também chegaram ao último dia de prova o catarinense Alejo Muniz, eliminado nas quartas, o paulista Wiggolly Dantas e o potiguar Jadson André, derrotados nas oitavas. Depois de vencer uma dura batalha nas oitavas, deixando para trás Joel Parkinson, Shaun Cansdell e Kekoa Bacalso, o catarinense Alejo Muniz caiu nas quartas-de-final e finalizou a prova em nono lugar.
Com o resultado, Alejo vai depender do tropeço de alguns atletas no World Tour em Pipeline para disputar a elite mundial em 2011.
O catarinense foi ultrapassado por Raoni e Josh Kerr. Agora, ameaçam sua vaga os havaianos Dusty Payne e Roy Powers, o sul-africano Travis Logie, o norte-americano Gabe Kling e os australianos Tom Whitaker e Kai Otton.
Já Wiggolly Dantas fica de fora da lista de classificados. O ubatubense não entrou em sintonia com as ondas nas oitavas-de-final e caiu diante de Daniel Ross, Luke Munro e Travis Logie.
Quem também entrou em ação nesta quinta foi Jadson André. O potiguar lutou muito pela classificação, mas levou a pior ao disputar a última onda da bateria com Raoni Monteiro e cometeu interferência, caindo de terceiro para quarto lugar.
Com essa onda, finalizada com um lindo aéreo na junção, Raoni somou 8.67 e subiu de segundo para primeiro lugar, deixando para trás Mick Fanning, Brett Simpson e Jadson André.
Nas quartas, Raoni voltou a aprontar e obteve 8.60 e 6.77 na bateria vencida por John John Florence, autor de 8.50 e 7.30.
A dupla tirou da prova o aussie Joel Parkinson, que vinha liderando a Tríplice Coroa, e o experiente californiano Taylor Knox.
Na mesma fase, Alejo Muniz não conseguiu deter Mick Fanning e Granger Larsen, dando adeus à prova junto com CJ Hobgood, quarto colocado.
Na semifinal, Raoni conseguiu uma emocionante classificação nos segundos finais. O atleta tinha 8.17 na melhor onda e precisava de 5.33 para barrar Mick Fanning.
Na última onda, Raoni fez bonito e mandou 7.03 para avançar atrás do havaiano Granger Larsen, deixando Mick em terceiro e John John Florence em quarto.
Abaixo as baterias da fase final do O'Neill World Cup of Surfing 2010
Resultado da O'Neill World Cup of Surfing 2010
1 Raoni Monteiro (Bra)
2 Julian Wilson (Aus)
3 Granger Larsen (Haw)
4 Josh Kerr (Aus)
5 Adrian Buchan (Aus)
5 Mick Fanning (Aus)
7 John John Florence (Haw)
7 Ben Dunn (Aus)
9 Tanner Gudauskas (EUA)
9 Joel Parkinson (Aus)
9 Daniel Ross (Aus)
9 Alejo Muniz (Bra)
13 Taylor Knox (EUA)
13 CJ Hobgood (EUA)
13 Luke Munro (Aus)
13 Jordy Smith (Afr)
25 Wiggolly Dantas (Bra)
25 Jadson André (Bra)
49 Miguel Pupo (Bra)
49 Gabriel Medina (Bra)
49 Willian Cardoso (Bra)
49 Yuri Sodré (Bra)
49 Rodrigo Dornelles (Bra)
49 Heitor Alves (Bra)
65 Hizunomê Bettero (Bra)
81 Neco Padaratz (Bra)
81 Pablo Paulino (Bra)
81 Marco Giorgi (Uru)
81 Jerônimo Vargas (Bra)
97 Júnior Faria (Bra)
97 André Silva (Bra)
97 Ricardo dos Santos (Bra)
113 Bernardo Pigmeu (Bra)
113 Messias Félix (Bra)
fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário