janeiro 31, 2011
COSTA RICA - BLACK BOX PRODUCTIONS
Depois de um ano enrolando pra editar, sentei com a Amanda (minha esposa) e colocamos a mão na massa. O resultado você vê abaixo. Sobrou muita coisa pra mostrar, então resolvemos fazer episódios. Esperamos que gostem.
janeiro 28, 2011
BLOG COM VIDEOS CURTOS EM HUNTINGTON BEACH - CA
Após passar a virada do ano na Califórnia e surfar boas (e geladas) ondas, fiquei fissurado no lugar. Estou preparando um post com dicas, assim como fiz sobre a Costa Rica (aqui).
Mas neste post coloco um link e alguns vídeos de outro blog que achei fuçando na internet esta semana. O blog chamado ''1 Hour in HB'', tras pequenos videos filmados em Huntington Beach. O legal é que sempre tem uns californianos que quebram surfando.
Veja alguns vídeos abaixo e visite o blog, vale a pena.
Para ver direto do blog, clica aqui
janeiro 26, 2011
QUIKSILVER PRO NEW YORK CONFIRMADO
A quiksilver anuncia oficialmente que a sexta etapa do World Tour 2011 será em Long Island - Nova Iorque (EUA). Outra novidade para o mudo do surfe é a premiação para esta etapa. Nada menos que 1 milhão de dolares.
O Quiksilver Pro New York acontecerá entre os dias 4 e 15 de setembro, sendo assim a sexta parada do Dream Tour.
Kelly Slater se pronunciou sobre a etapa de seu patrocinador dizendo: " Lembro de algumas boas e grandes ondas em Long Island quando eu era jovem, com meu irmão Sean e alguns amigos. Estou ancioso para estar em NY, será um evento único."
Calendário ASP World Tour 2011
- 26/2 a 09/3 - Quiksilver Pro - Gold Coast - Austrália
- 19 a 30/4 - Rip Curl Pro -Bell's Beach - Austrália
- 11 a 22/5 - Billabong Rio Pro - Rio De Janeiro - Brasil
- 14 a 24/7 - Billabong Pro - J bay - Africa do Sul
- 20 a 31/8 - Billabong Pro - Teahupo - Taiti
- 4 a 19/9 - Quiksilver Pro - Long Island -New York
- 16 a 24/9 - Hurley Pro - Trestles - California
4 a 13/10 - Quiksilver pro - sudoeste frencês - 15 a 24/10 - Rip Curl Pro - Peniche - Portugal
- 1 a 11/11 - Rip Curl Search - Local não divulgado
- 8 a 20/12 - Billabong pipe Master - Pipeline - Havaí
janeiro 25, 2011
KELLY SLATER ENTRE OS MAIORES ATLETAS DE TODOS OS TEMPOS
kelly Slater foi nomeado, pela Revista GQ, como um dos "25 atletas mais influentes de todos os tempos". Dentre esses atletas figuram estrelas do Futebol, Basquete, boxe.
Aos 38 anos de ideade e com 10 títulos mundias Kelly Slater ficará ao lado de Muhammad Ali, Bjorn Borg, Tom Brady, Julius Irving, Michael Jordan, Joe Namath, Arnold Palmer, entre outros. Pode ser que você não conheça todos esses nomes, mas jogue no Google e saiba onde o surfe está chegando.
Confira a capa dele e de outros aqui.
E para encomendar as melhores pranchas que você vai surfar na vida, clique aqui: RB SURFBOARDS.
janeiro 24, 2011
2000 ACESSOS MENSAIS
A apenas alguns meses atrás, nós da RB SURFBOARDS, comemoramos 1000 (mil) acessos em toda história do blog. Na época foi uma grande marca para nós. Mas, nós aqui, trabalhamos sempre para melhorar nossos produtos e serviços, e o resultado começa a aparecer.
Graças a vocês, fiéis leitores, extrapolamos qualquer marca anterior e estamos com uma média mensal de 2000 (dois mil) acessos mensais, ou seja, estamos melhor a cada mês.
.
.
OBRIGADO A TODOS VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lembrem-se: neste verão escolha pela qualidade de nossos modelos.
clique aqui e escolha o seu agora mesmo!
janeiro 21, 2011
MODERN COLLECTIVE - Análise
Olá galera. Sempre comprei/assisti muito filme de surfe. Tento conversar sobre cada filme que vejo com os camaradas, mas salvo algumas exceções a conversa não passa de um: '' Vi sim, irado...".
Portanto resolvi usar este canal (que aumentou sua média mensal para 1800 visitas, OBRIGADO!) para escrever o que eu penso sobre os filmes que assisto. A vocês, ficam as dicas, videos e trailers, além de uma abertura para dizerem o que pensam.
Lembrem-se, não sou nehum crítico de cinema ou coisa do tipo. Apenas um cinéfilo.
MODERN COLLECTIVE
Primeiro um pouco sobre seu diretor, Kai Neville.
Este australiano trabalhou na Poor Specimen, produtora do renomado videomaker Taylor Steele (Momentum, Hit and Run e Sipping Jetdreams). Após mostrar serviço no backstage de Campaing 2 e Stranger than Fiction, Kai Neville recebeu a chance de fazer seu próprio video. Lançou no final de 2010 o, vencedor do Surfer Poll Award, Modern Collective. Filme que traz Jordy Smith, Dane Reynolds entre outros.
Para falar a verdade, o que mais me chocou no filme foi a session (nos extras) de Craig Anderson. Mesmo depois de assistir todo o video, vendo Dane Reynolds, Jordy Smith e cia quebrando, Craig ainda consegui me chocar. Acabei assistindo a session dele por mais tempo que o a duração do filme.
O filme mostra um surfe altamente progressivo. Aéreos de todos os tipos e alturas. É perfeito para pilhar antes da session.
A trilha sonora segue na linha dos novos filmes com bandas que misturam tendências, uma espécie de Eletrorock/Eletropop. Alguns sons pecam pela repetitividade, mas com certeza tem alguns bem legais para adicionar no seu iTunes/iPod.
O elenco é 'quase' impecável. Senti falta de alguns mais novos como Ian Gentil, Alejo Muniz, etc. Mas também devo dizer que me fez conhecer Craig Anderson.
A pior coisa do filme, pra mim, é a edição. Influenciado totalmente pela tendência atual, Kai Neville faz cortes muito rápidos, e muitas vezes dá vontade de ver os caras fazendo mais que uma manobra na mesma onda. Talvez um pouco mais de tempo por onda. De resto, a edição é bem legal, com intervalos e tempo de surfe ótimos.
No quesito inovação ele também mostra algumas coisas bem baseadas nos videos da web. Se analisar o esqueleto do video, é o mesmo desde sempre: Nome, surfista entrando, surfe, surfista saindo. Mas com alguns ângulos de cameras legais você consegue até esquecer isso.
RATING do filme.
Diretor:
Kai Neville
Elenco:
Dions Agius
Dane Reynolds
Mitch Coleborn
Yadin Nicol
Dusty Payne
Jordy Smith
Site
moderncollective.tv
Ano
2010
Produtora
Poor Specimen
Soundtrack:
01. Tiga - Mind Dimension
02. The Castaways - Liar Liar
03. Primal Scream - Some Velvet Morning
04. John Leyton - Johnny Remember Me
05. M83 - Highway Of Endless Dreams
06. ZZT - The Worm
07. Joakim & The Disco - Back To Wilderness
08. Split Enz - Six Months In A Leaky Boat
09. G.L.O.V.E.S - PYX (Golden bug remix)
10. SEBASTIEN TELLIER - Divine (Midnight Juggernauts Remix)
11. Damn Arms - Destination (Cassian Remix)
12. DATA - Blood Theme
13. SEBASTIEN TELLIER - Kilometer (Aeroplane Italo 84 Remix)
14. The Horrors - Sea Within A Sea
15. Annie - Anthonio (Designer Drugs Remix)
16. GOON & KOYOTE - Wellness Is Wild (Dre Skull Mix)
janeiro 20, 2011
O MELHOR KIRRA EM 20 ANOS
Ontem liguei para um amigo/leitor para ter mais informações sobre a Austrália. Destino que escolhi para as férias de fim de ano (Férias Coletivas 2011).
Claro que a resposta não poderia ser outra. ALTAS ONDAS!!!!!
Denis é fissurado na Austrália, e é aquele cara que deveria ser freesurfer profissional. Tem todos os atributos, menos patrocínio.
Minha pergunta foi:
''... o Dê, como é de onda em DEZ-JAn na Austrália?''
A resposta foi:
'' Você está de brincadeira né?! Altas Ondas porra! Tá loko?! Tu não viu um video que o Serginho postou no Facebook de Kirra no dia 16JAN?''
Ao ver o video confirmei. Agora vejam vocês mesmo.
Claro que a resposta não poderia ser outra. ALTAS ONDAS!!!!!
Denis é fissurado na Austrália, e é aquele cara que deveria ser freesurfer profissional. Tem todos os atributos, menos patrocínio.
Minha pergunta foi:
''... o Dê, como é de onda em DEZ-JAn na Austrália?''
A resposta foi:
'' Você está de brincadeira né?! Altas Ondas porra! Tá loko?! Tu não viu um video que o Serginho postou no Facebook de Kirra no dia 16JAN?''
Ao ver o video confirmei. Agora vejam vocês mesmo.
janeiro 19, 2011
MERCADO DO SURFE
Assim como no nosso futebol, o início do ano também é uma época de transferências de atletas no surfe. Claro que estamos um pouco longe das cifras astronômicas pagas aos jogadores, mas um ano sempre vem melhor que o outro. Com os investimentos de marcas como Nike, o surfe vem melhorando os contratos dos atletas de ponta. Isso deve se refletir em melhores negociações para atletas de menor expressão, em breve.
Julian Wilson (da Quiksilver para a Nike 6.0)
Desde garoto na Quiksilver Julian Wilson agora faz parte da mesma equipe de Kolohe Andino, Alejo Muniz e Michel Bourez. Alguns dizem que o contrato anual de Julian Wilson gira em torno de 1 milhão de dólares. Abaixo video de apresentação do Surfista pela Nike 6.0.
Julian Wilson (da Quiksilver para a Nike 6.0)
Desde garoto na Quiksilver Julian Wilson agora faz parte da mesma equipe de Kolohe Andino, Alejo Muniz e Michel Bourez. Alguns dizem que o contrato anual de Julian Wilson gira em torno de 1 milhão de dólares. Abaixo video de apresentação do Surfista pela Nike 6.0.
Julian Knows Surfing from Nike 6.0 on Vimeo.
Steph Gilmore (da Rip Curl para a Quiksilver)
Para repor à altura a perda de Julian Wilson, a Quiksilver contrata Stephanie Gilmore. Após anos com o patrocínio da Rip Curl, Steph Gilmore fechou com a concorrente Quiksilver. Detalhe: Steph não assinou com a Roxy, braço feminino da empresa e sim com a própria marca, que está para lançar uma linha global voltada para as meninas de 18 a 24 anos.
Alejo miniz (da Quiksilver para a Nike)
Em busca de mais espaço, segundo ele mesmo, Alejo Muniz troca a Quik pela Nike 6.0. A nike mostra que quer chegar com tudo no mundo do surfe. Com certeza Alejo Muniz terá como mostrar mais numa empresa que está 'entrando' no surfe do que na gigante Quiksilver.
Raoni Monterio (para a O'neill)
Após um 2010 bem difícil para Raoni Monteiro, que saiu da equipe da Rip Curl, 2011 deve ser um ano promissor. Esta na lista dos top 32 da ASP, de patrocínio novo da O´neill e com gás para sair da fase de eterna revelação e mostrar seu surfe no WT. A O´neill parece voltar a investir no Brasil e fechou também Franklin Serpa e Danilo Couto.
Jean da Silva (da Rip Curl para a Maresia)
Depois de anos correndo pela Rip Curl, Jean da Silva fecha o patrocínio da Maresia. Ele é o atual campeão brasileiro, e a Maresia deve explorar isso sem ter (de fato) investido neste título. Só resta a dúvida se terá o investimento para o mundial, Jean da Silva tem potencial.
Para repor à altura a perda de Julian Wilson, a Quiksilver contrata Stephanie Gilmore. Após anos com o patrocínio da Rip Curl, Steph Gilmore fechou com a concorrente Quiksilver. Detalhe: Steph não assinou com a Roxy, braço feminino da empresa e sim com a própria marca, que está para lançar uma linha global voltada para as meninas de 18 a 24 anos.
Alejo miniz (da Quiksilver para a Nike)
Em busca de mais espaço, segundo ele mesmo, Alejo Muniz troca a Quik pela Nike 6.0. A nike mostra que quer chegar com tudo no mundo do surfe. Com certeza Alejo Muniz terá como mostrar mais numa empresa que está 'entrando' no surfe do que na gigante Quiksilver.
Raoni Monterio (para a O'neill)
Após um 2010 bem difícil para Raoni Monteiro, que saiu da equipe da Rip Curl, 2011 deve ser um ano promissor. Esta na lista dos top 32 da ASP, de patrocínio novo da O´neill e com gás para sair da fase de eterna revelação e mostrar seu surfe no WT. A O´neill parece voltar a investir no Brasil e fechou também Franklin Serpa e Danilo Couto.
Jean da Silva (da Rip Curl para a Maresia)
Depois de anos correndo pela Rip Curl, Jean da Silva fecha o patrocínio da Maresia. Ele é o atual campeão brasileiro, e a Maresia deve explorar isso sem ter (de fato) investido neste título. Só resta a dúvida se terá o investimento para o mundial, Jean da Silva tem potencial.
janeiro 17, 2011
DANE REYNOLDS PODE FICAR FORA DA 1a ETAPA DO WORLD TOUR 2011
Atual top 4 do ASP World Tour, o norte-americano Dane Reynolds sofreu contusão no joelho durante a última temporada havaiana e pode ficar até 10 semanas afastado das competições.
Depois de diversas aterrissagens de alto impacto, o atleta que é conhecido por impressionantes manobras aéreas deve passar por cirurgia nos próximos dias para corrigir a lesão.
De acordo com os médicos, as coisas poderiam ter sido piores, a lesão não é tão grave como parecia inicialmente e quando o dano for reparado ele estará de volta com o joelho em melhor forma do que antes.
Devido ao prazo de até 10 semanas para recuperação total pós-cirurgia, Dane Reynolds pode ficar de fora da Quiksilver Pro, etapa de seu patrocinador válida como primeira do World Tour, que começa no próximo dia 26 de fevereiro.
Depois de expressar dúvidas em entrevistas se participaria do Tour neste ano, ele terá tempo suficiente para refletir a respeito da questão e tomar uma decisão definitiva.
Doação a Vítimas do Rio de Janeiro
Este blog é essencialmente um blog que fala de surfe e ao redor dele. Porém, abrimos uma exceção para postarmos locais em todo o Brasil onde você pode doar alimentos, roupas, produtos. Não digo para doar dinheiro pois sou contra, entendo que a nós cabe a solidariedade e ao Governo cabe o suporte financeiro.
Não vem ao caso debater (hoje) quem é o culpado da tragédia, nós, Governo, Clima, enfim. Cabe a nós ajudarmos da melhor maneira possível.
Locais para doações das vítimas da tragédia no Rio de Janeiro:
Endereços da Cruz Vermelha em todo o pais:
AL
Endereço: Av. Com. Gustavo de Paiva, 2.889 – Mangabeiras
CEP:57.038-000 – Maceió – AL
Tel.: (82) 3325-2430 – Fax: (82) 33325.1607
BA
Endereço: Av. Luis Eduardo Magalhães, 3091
Bairro: Cabula
CEP:41.150.595, Salvador – Bahia
Tel.: (71) 33410414 – (71) 3555.4112
CE
Endereço: Rua José Lourenço, 3.280 – Aldeota
CEP: 60.115-282 – Fortaleza – CE.
Tel.: (85) 3472.3535 / (85) 3472-3531
DF
SCLRN 715, Bloco C, Loja 25
Brasília – DF
Tel.: (61) 3361.6904
MA
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 2342 – Monte Castelo
CEP: 65.025-001 – São Luiz – MA
Tel.: (98) 3222-4331
MT
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) s/n° ao
lado do Comando Geral da Polícia Militar
CEP: 78.058–970 Cuiabá – MT
Tel.: (65) 3641.2629
MS
Endereço: Av. David Correia Leite, 273 Universitaria 2
CEP: 79.071-310 Campo Grande – MS.
Tel: (67) 3388.0056
MG
Endereço: Alameda Ezequiel Dias, 427- Centro
CEP: 30.130-110 – Belo Horizonte – Minas Gerais
Tel.: (31) 3224.2987 / (31) 3226.4233
PA
Endereço: Av. Gentil Bitencourt nº 1.840 Bairro São Braz
CEP: 66.040-000 Belém – PA.
Tel. Filial (91) 3226.2556 / Fax 3226.5934 / 3226.2554
PR
Endereço: Rua Vicente Machado, 1.310-Centro
CEP: 80.420-011 – Curitiba – PR.
Tel:(41) 3016.6622 / (41) 3017.5260
Fax: (41) 3017.5261
PE
Endereço: Rua Itaquicé, 140 IPSEP
51.350-160 Recife m- PE.
Tel.: (81) 3224.5906
RN
Filial do Estado do Rio Grande do Norte
Rua Gastão Mariz, 191 Nova Descoberta
CEP: 59.075-280 Natal – RN
Tel:(84) 3234.1292
RJ
Endereço: Praça Cruz Vermelha, 10/12 Térreo Centro
CEP: 20.230-130 Rio de Janeiro – RJ.
Tel.: (21)2508.9090
RS
Endereço: Av. Independência, 993 – Centro
CEP: 90.035-076 – Porto Alegre – RS.
Tel.: Filial (51) 3391.5955 – 3391.5953
SC
Endereço: Rua Santos Saraiva, 821 – Estreito
CEP: 88.070-100 – Florianópolis – SC.
Tel.Filial (48) 3244.6681
Tel.: (48) 3244.4718
SP
Endereço: Av. Moreira Guimarães, 699 – Indianópolis
CEP: 04.074-031 – São Paulo – SP.
Tel.: (11) 5056-8666
A organização também cadastra doadores pelo site: http://cruzvermelha.org.br/
- O site Vakinha esta recebendo doações de qualquer quantia. Seguro e fácil de doar! O link: http://www.vakinha.com.br/Vaquinha.aspx?e=29611
janeiro 14, 2011
PREPARAÇÃO ALÉM DO SURFE
Não é novidade para ninguém que treino duro traz resultados consistentes. Entendendo isso como poucos o surfista de ondas grandes Carlos Burle faz parte de um projeto muito interessante.
Abaixo uma repostagem publicada na Revista Surfar. (clica e vai)
Fazendo uma breve observação no surf mundial hoje em dia, pode-se perceber que a Austrália é o país com o maior número de atletas com nível de brigar por um título do World Tour. Não por acaso, no último mês foi divulgado em todo o mundo que o Governo Federal Australiano está inaugurando o Centro de Treinamento que visa ser o melhor e mais moderno do mundo para surfistas. Os investimentos devem ultrapassar os dois milhões de dólares segundo a Surfing Australia, entidade que regula o surf australiano e é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O presidente da Surfing Australia Andrew Stark afirmou que este centro de treinamento “foi construído com o propósito de desenvolver a alta performance”.
No cenário nacional, um exemplo de investimento em desempenho é o do pernambucano Carlos Burle. Considerado uma unanimidade no quesito preparação e performance em todo o mundo, aos 42 anos de idade ele é o atual campeão mundial de ondas grandes.
Se analisarmos a trajetória dos anos que antecederam este título mundial, poderemos perceber o quanto foi investido em saúde, em treinos e em fisioterapia.
Em parceria com a academia A! Body Tech Burle acaba de lançar seu novo projeto, o “Surf Advanced”. Um Centro de Treinamento com profissionais de Educação Física e Fisioterapia. A idéia é implantar a metodologia desenvolvida por ele ao longo dos mais de 20 aos de carreira para surfistas que já tenham independência no mar. Em paralelo, para surfistas de “primeira viagem”, o surfista ainda mantém uma Escola de Surf que aplica a mesma metodologia.
Os treinos contam com avaliações funcionais periódicas para que se mensurem os resultados, treinamentos funcionais ministrados pelo professor e ex-surfista profissional Salvador Lamas na praia e nas instalações da academia, treinamentos filmados com correções técnicas, orientação fisioterapêutica, treinos na piscina e a presença constante do próprio Burle treinando e trocando experiências com os alunos. De quebra, se for de interesse do aluno ele poderá se inscrever em outro projeto da academia que leva o nome de “Performance”, onde além dos treinamentos já citados, ele terá acesso à médicos, nutricionistas e uma gama de profissionais da área da saúde.
Dentro da metodologia, podem-se destacar os treinamentos com a utilização de bolas suíças na areia da praia, que podem variar do simples ato de se equilibrar em cima da bola com uma parte enterrada, passando por exercícios abdominais, flexão de braço com as pernas apoiadas na bola, equilíbrio com a bola desenterrada, salto de uma bola para outra e uma infinidade de movimentos combinados trabalhando todos os músculos do corpo, sendo trabalhados em conjunto com um circuito utilizando obstáculos como cones, tartarugas e bolas de futebol, trabalhando as valências físicas necessárias à prática do surf, tais como força, equilíbrio, condicionamento cárdio-pulmonar e flexibilidade.
Além da praia, outros três ambientes são utilizados, uma sala de ginástica onde são reproduzidos os mesmos exercícios da areia com o auxílio de espelhos proporcionando uma melhora na consciência corporal, a Sala Surf, que é uma sala equipada com televisão, DVD e internet, tudo voltado à parte de correção técnica com a utilização de vídeos e da internet e a piscina, onde são feitos treinos de apnéia, resistência cárdio-pulmonar e força, isso tudo em uma piscina de 25 metros com vários equipamentos, como pára-quedas, pesos, luvas, flutuadores, entre outros.
Dentre os surfistas profissionais que já experimentaram estes treinamentos, estão Heitor Alves, Wilson Nora, Felipe “Gordo” Cesarano, Carlos Burle e vários outros.
Com ondas de menor qualidade e menos infra-estrutura que Ianques e Aussies o caminho dos brasileiros no Tour pode não ser dos mais fáceis, mas com investimento e disciplina, o rendimento em 100% os casos pode ser melhorado, basta olhar para os australianos do World Tour.
Texto: Lucas Freitas (Fisioterapeuta) lucas@carlosburle.com
Matéria publicada na edição 15 da Revista Surfar
Abaixo uma repostagem publicada na Revista Surfar. (clica e vai)
Fazendo uma breve observação no surf mundial hoje em dia, pode-se perceber que a Austrália é o país com o maior número de atletas com nível de brigar por um título do World Tour. Não por acaso, no último mês foi divulgado em todo o mundo que o Governo Federal Australiano está inaugurando o Centro de Treinamento que visa ser o melhor e mais moderno do mundo para surfistas. Os investimentos devem ultrapassar os dois milhões de dólares segundo a Surfing Australia, entidade que regula o surf australiano e é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O presidente da Surfing Australia Andrew Stark afirmou que este centro de treinamento “foi construído com o propósito de desenvolver a alta performance”.
No cenário nacional, um exemplo de investimento em desempenho é o do pernambucano Carlos Burle. Considerado uma unanimidade no quesito preparação e performance em todo o mundo, aos 42 anos de idade ele é o atual campeão mundial de ondas grandes.
Se analisarmos a trajetória dos anos que antecederam este título mundial, poderemos perceber o quanto foi investido em saúde, em treinos e em fisioterapia.
Em parceria com a academia A! Body Tech Burle acaba de lançar seu novo projeto, o “Surf Advanced”. Um Centro de Treinamento com profissionais de Educação Física e Fisioterapia. A idéia é implantar a metodologia desenvolvida por ele ao longo dos mais de 20 aos de carreira para surfistas que já tenham independência no mar. Em paralelo, para surfistas de “primeira viagem”, o surfista ainda mantém uma Escola de Surf que aplica a mesma metodologia.
Os treinos contam com avaliações funcionais periódicas para que se mensurem os resultados, treinamentos funcionais ministrados pelo professor e ex-surfista profissional Salvador Lamas na praia e nas instalações da academia, treinamentos filmados com correções técnicas, orientação fisioterapêutica, treinos na piscina e a presença constante do próprio Burle treinando e trocando experiências com os alunos. De quebra, se for de interesse do aluno ele poderá se inscrever em outro projeto da academia que leva o nome de “Performance”, onde além dos treinamentos já citados, ele terá acesso à médicos, nutricionistas e uma gama de profissionais da área da saúde.
Dentro da metodologia, podem-se destacar os treinamentos com a utilização de bolas suíças na areia da praia, que podem variar do simples ato de se equilibrar em cima da bola com uma parte enterrada, passando por exercícios abdominais, flexão de braço com as pernas apoiadas na bola, equilíbrio com a bola desenterrada, salto de uma bola para outra e uma infinidade de movimentos combinados trabalhando todos os músculos do corpo, sendo trabalhados em conjunto com um circuito utilizando obstáculos como cones, tartarugas e bolas de futebol, trabalhando as valências físicas necessárias à prática do surf, tais como força, equilíbrio, condicionamento cárdio-pulmonar e flexibilidade.
Além da praia, outros três ambientes são utilizados, uma sala de ginástica onde são reproduzidos os mesmos exercícios da areia com o auxílio de espelhos proporcionando uma melhora na consciência corporal, a Sala Surf, que é uma sala equipada com televisão, DVD e internet, tudo voltado à parte de correção técnica com a utilização de vídeos e da internet e a piscina, onde são feitos treinos de apnéia, resistência cárdio-pulmonar e força, isso tudo em uma piscina de 25 metros com vários equipamentos, como pára-quedas, pesos, luvas, flutuadores, entre outros.
Dentre os surfistas profissionais que já experimentaram estes treinamentos, estão Heitor Alves, Wilson Nora, Felipe “Gordo” Cesarano, Carlos Burle e vários outros.
Com ondas de menor qualidade e menos infra-estrutura que Ianques e Aussies o caminho dos brasileiros no Tour pode não ser dos mais fáceis, mas com investimento e disciplina, o rendimento em 100% os casos pode ser melhorado, basta olhar para os australianos do World Tour.
Texto: Lucas Freitas (Fisioterapeuta) lucas@carlosburle.com
Matéria publicada na edição 15 da Revista Surfar
janeiro 12, 2011
Assinar:
Postagens (Atom)