novembro 09, 2010

DICAS DE VIAGEM - COSTA RICA

Dicas de Viagem para a Costa Rica

Tenho recebido vários e-mails me perguntando sobre minha viagem pra Costa Rica, como me virei com grana, alimentação e as coisas práticas de uma viagem como essa. Então, é pra mostrar que não é impossível como muita gente pensa. Lembrando que fui em Dezembro (21dez a 02Jan). Verão aqui, ‘inverno’ lá. Fora da época de chuvas e fiquei no Pacifico Norte.

1. Definina seu objetivo

Escolha o local de viagem não só pelo bolso, mas também pelo nível de surfe que você se encontra. Não adianta querer surfar ondas havaianas sem o devido preparo, equipamento e grana suficiente no bolso. Outra dica é o período/época. Saiba qual a melhor época de onda dos locais escolhidos. Leia antes, vá às livrarias e busque por guias a venda na internet. Google it.

Foi uma das decisões mais acertadas da minha parte ir para Costa Rica. Nas minhas opções estavam: Costa Rica, Austrália, México, Santa Catarina e Chile. Planejei toda a viagem via internet durante dois meses. No final a melhor escolha foi mesmo Costa Rica.

2. Analisando as opções

Escolhi a COSTA RICA porquê: Acho que a Costa Rica é a melhor escolha para quem está evoluindo, nunca fez uma trip internacional de surfe e quer economizar.

Não escolhi a AUSTRÁLIA porquê: Acho muito longe para uma viagem de curto tempo. Tinha apenas as férias coletivas, perderia 2 ou 3 dias apenas no traslado. Viagem mais longa = mais cara.

Não escolhi a MÉXICO porquê: Não conheço tantas opções de onda. Embora uma vez no local tudo muda. Para as ondas que conhecia, não me sentia totalmente preparado. Puerto Escondido e Barra de La Cruz.

Não escolhi a SANTA CATARINA porquê: Já fui algumas vezes. Sempre encontrei altas ondas. Mas queria uma trip internacional. E por último, o valor sairia quase a mesma coisa ($$$), já que fui com minha esposa.

Não escolhi a CHILE porquê: Frio. Não é a melhor época de onda.

3. Sobre o valor dos cursos Importante lembrar que fui via uma companhia de turismo. Meu contato lá foi o Murilo. Um cara muito atencioso e que me salvou de grande roubada logo na chegada à Costa Rica.

Para quem quiser cotar com ele: vendas4@nivana.com.br

O valor da viagem por pessoa ficou em US$ 1430 (x2)
+taxa de embarque de US$ 60
+taxa de segurança de US$ 56
=US$ 3092
=R$ 5.565,60 (para 2 pessoas)

Este valor Inclui:
  • · Passagem aérea (ida e volta) voando Taca Airlines (honesta)
  • · Hospedagem por 8 noites no Hotel Tropicana (Tamarindo) acomodação standard <24/12>
  • · Café da manhã (Ps.: bem fraquinho)
  • · 11 dias de Aluguel do carro Hyundai Tucson 4x4 <21dec>

Reparem que você não tem hospedagem nos primeiros dias de viagem. Mas com o carro na mão você pode ficar quem qualquer lugar antes de sua reserva. Existem lugares de até U$ 15,00 por dia por pessoa na praia em Nosara e Samara. Estas cidadelas possuem algumas praias boas para o surfe e foi caminho pra nós, até Tamarindo.

4. Sobre alimentação

A melhor dica que posso dar é do Chico (local): ‘...coma onde houver Vans ou Taxis parados será uma comida muy rica e saborosa...’.

Custos dos pratos:

Um PF, que vem arroz, feijão preto e uma carne, fica em torno de $ 6.000,00 Colones (U$ 10,00) – com suco. Alias, os sucos são sensacionais. Peça por Melocotom.
As opções normais são bem fáceis de achar. Mcdonalds, Pizza Hut e Subway. Os valores são bem agradáveis, mas viajar tanto para comer um número 1 é ridículo. Coma comida local, experimente coisas novas.

5. Sobre transporte

Este foi um item que fui bem exigente. Queria um local estratégico para poder surfar o maior número de ondas diferentes andando distâncias pequenas.

Um carro é essencial. Ele fez parte do meu pacote. Mas se optar por ir por conta própria encontrará diversas opções de locadoras, até mesmo mais baratas. NÃO USEM A ADOBE RENT, serviço no nível das operadoras de telefonia daqui do Brasil, portanto.

O comércio de gasolina é algo bem engraça. Fora dos grandes centros, você compra em pequenas vendinhas e em galões.

6. Sobre hospedagem

Ficamos em três hotéis diferentes em toda a viagem.
  • · Capital - San Jose (Melrose Hotel – Fale com o Chico) Diárias em torno de U$ 20,00 com café.
  • · Nosara – Playa Pelada (Hostel sem nome – Fale com Americana, a Dona) Diária de U$ 15,00, sem café.
  • · Tamarindo – Tamarindo (Hotel 3 estrelas) Diária U$ 40,00.

Para quem vai por conta, os grandes hotéis ficam cheios, e dificilmente arruma-se lugar. Mas os hotéis menores e Hostels sempre teem vagas disponíveis.

7. Sobre equipamentos

Costa Rica é um lugar com diversos tipos de onda. Tamanhos e formações variam conforme muda a praia. O ideal é levar umas 2 pranchas. Uma prancha realmente boa fará TODA diferença entre o tubo da vida e o rola da vida.
  • · 6’ para o dia-a-dia - RBmodel Mercury (clique ai e vá direto encomendar)
  • · 6’4’’ para os dias maiores - RBmoldel Neptune (clique ai e vá direto encomendar
Qualquer outro tipo de prancha ou capas, leashes, etc, você pode encontrar lá mesmo. Mas lembre-se que os valores são feitos para turistas americanos. Apenas quilhas compensam MUITO comprar lá. O ponto baixo fica por conta da má fama das pranchas brasileiras. Que são consideradas fracas lá e seu valor é sempre menor.

8. Sobre as Ondas

Durante meus 10 dias lá surfei 5 ondas diferentes. Cada uma com uma particularidade, mas todas muito boas.
  • · TAMARINDO – direita, fundo (raso) de pedra, crownd fácil. Onda mais parecida: Nunca surfei nada parecido aqui;
  • · LANGOSTA – direita e esquerda, fundo de areia, pouco crownd Onda mais parecida: Jureia do Norte (porém, + tubular);
  • · NEGRA – direita, fundo de pedra, muito crownd, mas dá para surfar. Onda mais parecida: Nunca surfei nada parecido aqui;
  • · AVELLANAS – direita e esquerda, muito longa, fundo misto e crownd pesado. Onda mais parecida: Itamambuca (porém, + tubular);
  • · MARBELLA – direita e esquerda, curta e rápida, fundo de areia, crownd moderado. Onda mais parecida: Maresias (porém, +leve e oca);
Encomendem sua prancha de surfe para a COSTA RICA no: www.rbsurfboards.com

Espero ter ajudado.

Barba.

Um comentário:

  1. Meu caro, estou programando minha primeira viagem internacional pra surfar aquela onda e pegar aquele tubo que sempre sonhamos vendo as revistas e vídeos(rs). Estou entre Costa Rica e Peru, mas meio que já descartei o Peru, muito frio, e preciso ter equipamentos adequados. Na Costa Rica, apesar de sair mais cara a viagem, as ondas são mais fáceis, aparentemente, mesmo tendo um surf moderado, acho melhor ter cautela na escolha do mar como disse em seu depoimento. Bem, suas dicas foram muito úteis. Abraço! Francimar Amorim (passarinho) - Salvador/Ba. francimar_la@yahoo.com.br.

    ResponderExcluir