outubro 08, 2010

Taylor Knox e o Surf Exercicies


Taylor Knox é um dos meus surfistas preferidos. Há poucos meses comprei seu DVD de Exercícios especializados para o surfe. Muito bom material desenvolvido em parceria com o preparador físico Paul Hiniker.

SURF EXERCISES (SE) (clica e vai lá) é um treino específico visando uma melhor saúde e surfe. S.E . usa metas de equilíbrio como a peça central para melhorar sua força, velocidade e flexibilidade de rotação não apenas para tornar seu corpo mais funcional, mas para torná-lo melhor surfista. Isso é o que diz o site do Programa de Treinamento. www.surfexercises.com.


Abaixo entrevista do site surfline.com onde os internautas mandam as perguntas. Achei bem legal, então traduzi e posto aqui para vocês.

Pode dar alguns conselhos sobre drop em ondas cavadas?

Quando você está surfando ondas mais ‘em pé’, é o drop que define tudo. E nós estamos falando de segundos né? Não há melhor prática para o surf do que realmente fazê-lo. Mas se não é uma opção surfer todo dia, então eu sugiro fazer os exercícios que irão desenvolver os músculos usados no surfe. Primeiro, você tem que ter uma forte explosão muscular, usada na hora que rema para entrar na onda. Há tanta coisa que pode acontecer em um tempo tão curto, que você não pode disperdiçar energia. Este momento também ajuda a definir seu estilo em cima da prancha. Cuidado com os braços e com o quanto você arqueia as pernas.

O que quis dizer exatamente quando você disse que tinha que curar sua mente antes que você possa curar seu corpo?

Bem, você sabe o clichê que dizer que o corpo segue a mente? Bem, eu acredito nisso. O físico é afetado enormemente por nossos pensamentos ou tensões. É bastante óbvio que hoje com minha idade e com toda a pressão exercida sobre mim pelo trabalho e por bons resultados, que o psicológico tem uma importante parcela no meu rendimento. Com o tempo, acredito que a mente pode mudar o seu corpo em um nível celular - porque se você colocar pressão sobre qualquer coisa, elas nunca acabam bem. Eu comecei a aprender uma técnica de meditação de um professor (Ron Rathbun). Eu me senti como se tivesse um mapa surpreendente da mente e como ela funciona. Eu não sou uma pessoa que confia cegamente qualquer coisa, e foi só depois de tentar por mim mesmo que eu achei que isso faz todo o sentido. Quer dizer, o que é mais importante do que aprender sobre si mesmo?

Para quem quer começar a competir, mas já tem 17 anos por exemplo, e surfa ha pouco tempo é tarde demais para ele se tornar copetitivo e conseguir um bom patrocinador?

Bem, eu não tenho certeza se o seu talento sera sulficiente para o sucesso. Mas surfar há dois anos, por exemplo, não é tanto tempo assim quando se trata de competição. Eu não estou dizendo que você não pode fazê-lo, mas esperaria mais tempo antes de você se preocupar com coisas desse tipo. O oceano é um lugar onde você deve ser muito humilde e nunca parar de aprender, não importa quão bom você é. Meu conselho seria dar-se mais dois anos para colocar sua cabeça em ordem e manter os olhos e ouvidos abertos.

Você acha que assistir filme a surf e filmar-se surfando para asistir depois é benéfico?

Observar-se no vídeo pode ajudar. Tento manter um equilíbrio no que diz respeito a isso, porque às vezes você pode exceder-se ao analisá-lo muito. Surfar é tudo uma questão de equilíbrio dentro e fora da água e você não quer tornar-se muito crítico de si mesmo. Eu gosto de sair em determinadas sessões e trabalhar em algumas coisas específicas. O vídeo é muito legal para ver os detalhes da mecânica do seu corpo nas curvas, mas depois você tem que transformar isso em um treinamento para aperfeiçoar o que assistiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário